FIQUE DE OLHO - COMER NA RUA PODE FAZER MAL, VEJA PORQUE!

25-06-2015 13:43

Mais problemas de higiene foram constatados em estabelecimentos do Rio de Janeiro. Na segunda-feira, o Procon Carioca flagrou a higiene precária e mercadorias fora do prazo de validade em dois supermercados e em uma lanchonete da rede Giraffas. A fiscalização foi realizada nos bairros Méier e Cachambi, na Zona Norte do Rio.

Na filial da rede de fast-food Giraffas, na Rua Dias da Cruz 371, loja 101, no Méier, os funcionários manuseavam alimentos sem luva, e o material de limpeza estava misturado com alimentos. Os fiscais encontraram 15kg de manteiga fora do prazo de validade, ralos abertos; geladeira com defeito; alimentos em temperatura ambiente; sem identificação ou abertos. Além disso, a fiação elétrica estava exposta, e as tábuas para corte de alimentos tinham mofo.

ADVERTISEMENT

No Extra da Rua Dias da Cruz 345, no Méier, a fiscalização encontrou sete tortas holandesas fora da validade. Na loja Fast Sabor, na entrada no mercado, as tortas e os salgados não possuíam identificação. O proprietário alegou que os salgados são fornecidos por uma senhora da região, mas não soube identificar o local de produção e sua origem de validade. Havia baratas no pó de café, e a higiene do forno e a fritadeira eram impróprias para o preparo de alimentos. Aproximadamente 10kg de salgados e cinco tortas foram descartadas.

Já no Walmart, na Rua Projetada 345, no Cachambi, os peixes frescos apresentavam mau cheiro, e os peixes congelados tinham um tom esverdeado devido ao recongelamento. Na geladeira dos pescados, foram encontrados restos de alimentos e uma faca. Mais de 50 kg de peixes estragados ou impróprios ao consumo foram descartados no establecimento. Além disso, o órgão de defesa do consumidor afirma que muitas etiquetas de preço e validade estavam sobrepostas, indicando adulteração de validade pelo mercado.

Os estabelecimentos foram autuados e, após o prazo de defesa, ​poderão ser multados.